terça-feira, 23 de setembro de 2008

A dieta do Ganho


É impressionante a dificuldade que as pessoas têm de manter uma reeducação alimentar. Há momentos em que não basta "soterrar" os outros cardápios, esquemas passo-a-passo, informações mastigadas (sem trocadilho...) e pratos prontos light. Também não adianta forrar as paredes com espelhos e o chão com balanças, pois tem gente que, mesmo com indicação médica, pressão e colesterol altos, simplesmente se recusa a mudar seus hábitos.

O que acontece é que as pessoas se acostumam a viver mal. Preferem qualquer coisa à mudança. Assim, descobri que não existem pessoas motivadas e pessoas sem motivação. O que existe são pessoas que estão prontas para aceitar uma mudança e outras que não estão. A motivação existe dentro de todos nós, mas só vem à tona quando permitimos.


Veja a garra que mostramos em outras áreas. No trabalho, lutamos para crescer. Nos estudos, batalhamos por uma formação e nos atualizamos em diversos cursos (são reeducações também, não são?). Por que não lutamos para que o nosso corpo ganhe um merecido "diploma" de saúde?
O grande problema pode estar na meta das dietas: perder peso. OU seja, lutamos para perder algo, e não para ganhar (essas duas palavrinhas têm uma força...). Falar que ganharemos qualidade de vida ou um corpo saudável parece, sempre, uma miragem distante para quem está começando um regime.

Vamos listar os prêmios!
Mas existem várias vantagens que conquistamos quando iniciamos a reeducação alimentar. Ganhamos nosso direito de comer melhor, de incorporar equilíbrio e qualidade às nossas refeições e o direito de sonhar, almejar e viabilizar uma vida melhor.
Que tal você olhar sua vida como um processo de conquista de bons hábitos? Falo somente de hábitos bacanas. Nada de celebrar coisas aborrecidas ou que nos amolam!

Confira alguns que imaginei para você. Torço para que você seja fisgada (ou fisgado) por um deles para o resto da vida:


1. Aventure-se com mais freqüência no universo dos pescados, ricos em Ômega 3. Crie o hábito de descobrir nomes e sabores de peixes.


2. Recuse-se a comer sanduíches sem salada no recheio. Não precisa tirar nenhum ingrediente. Só adicionar (fibras e vitaminas). Inclua também saladas antes de cada refeição.


3. Habitue-se a alimentar-se ouvindo música clássica (ou outra, bem Zen), que diminui a ansiedade e acalma.


4. Tire o pedômetro da gaveta (aquele aparelho que conta passos que você comprou um dia) e "cole-o" na cintura. Meta: 10 mil passos diários.


5. Faça um pacto com aquela sua amiga brincalhona e matricule-se numa academia de squash. É diversão e perda de peso na certa.

6. Choveu? Saia para caminhar. A chuva refresca, lava a alma, dá pique, faz você se sentir viva e permite excelentes momentos de reflexão.


7. Enfim, reinvente seus prazeres.


E desfrute o prazer de viver light!

fonte: site Goodlight

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, vc me deixou até constrangida lendo rssssssss

Mas tem toda razão!

As vezes resistimos demais as mudanças porque não é lá muito fácil né?

Minha vida é assim: tem áreas em que me dedico ao extremo e outras que deixo para "o tempo livre".

Adorei!

Vou priorizar o que mais interessa!

BEijos

Emagrecer = Força de vontade disse...

Nossa amei esta matéria, temos que realmente amar a si própria em 1° lugar e acreditar em nós mesmas, sabendo que isso é uma etapa que devemos nos reeducar. Parabéns pela matéria.

disse...

Oi Ana, apoiadíssima nesse texto que tem tudo a ver com a Lucília Diniz, dona da marca Goodlight. Obrigada pela presença lá no meu blog durante minha ausência e ótima semana prá vc. Bjs. Zá.

Anabela disse...

Claudinha, minha Princesa!

Boas dicas e para reter para a nossa vida.
Ameiiii a foto, estás linda e adoro esse sorriso cheio de luz.
beijos de carinho e boa semana


NÃO SOME!!!

Dani disse...

Com certeza a Reeducação é muito mais que trocar o cardápio, mas sim mudar de hábitos! E mudar dói, assim como crescer... Não basta apenas ter vontade, mas sim querer! Se queremos, amudança chega!
Tenha uma ótima semana!!!

Crista disse...

Assim é que é falar Ana,
ponha todo o mundo pra mexer mesmo com chuva. (risos). Adorei!!!

Beijos