segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Escrever ajuda a tratar


Li um texto na Revista Saúde e lembrei de todas nós, blogueiras light:

O antigo hábito de registrar em um diário os acontecimentos cotidianos ganha força com a internet e se mostra uma excelente terapia para quem quer e precisa descarregar emoções reprimidas.
A versão digital dos antigos diários tornou-se uma mania na internet e inúmeras pessoas já usufruem de seus benefícios, inclusive os terapêuticos. Embora falte literatura científica sobre o assunto, os especialistas admitem que a escrita possa contribuir direta ou indiretamente para o tratamento de doenças, físicas e psíquicas. "O hábito de escrever alivia o estresse de pacientes com câncer", atesta a psico-oncologista Luciana Holtz, de SP. Além dos blogs, a internet é prodiga em comunidades formadas por portadores da mesma doença, que funcionam como grupos de apoio virtuais alimentados por depoimentos em forma de texto.
O texto é um amigo disponível a qualquer hora, ele nos obriga a pensar, ajuda a refletir e por ser uma atividade solitária, favorece o autoconhecimento. Além disso, ativa a memória e funciona como uma espécie de academia para o cérebro ao facilitar a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso e contribui para a saúde do corpo.
A base da análise é a palavra. Quando nomeamos os fantasmas, eles deixam de existir. E, enquanto escrevemos, vamos reparando os danos provocados pelos traumas.

Achei o texto ótimo para que possamos refletir o que é o blog para cada uma de nós. Não podemos esquecer o papel importante que ele tem em nossas vidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi.
Sem sombra de dúvida escrever ajuda...se não ajuda a emagrecer, pelo menos ajuda a ter um consciência maior dos seus atos, sentimentos, fatos e enfim, vc acaba descobrindo suas falhas!
Muito interessante...falo por experiência própria.
Beijos,