segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Dicas para quem mora sozinha


Desestimuladas. É assim que as solteiras se sentem quando precisam cozinhar só para elas. E aí não tem jeito: acabam devorando a primeira coisa que vêem pela frente e, normalmente, é sempre uma guloseima. Para estimulálas, a nutróloga Ellen Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional, de São Paulo, dá algumas dicas:


1 prepare o cardápio da semana no sábado. Faça uma lista com todos os itens necessários. Isso evita desperdícios e escolhas calóricas ou repetitivas;


2 comece sempre pela proteína e baseie o restante a partir dela. Por exemplo: peito de frango na segunda-feira, salmão na terça, atum light na quarta e assim por diante;


3 associe à proteína um carboidrato, que pode ser arroz, batata, pão, milho, mandioquinha ou macarrão;


4 estabeleça uma salada para a semana, principalmente, com itens de maior validade como grão-de-bico, berinjela assada, abobrinha refogada, cenoura crua e ervilha fresca;


5 lave um tipo de folha como alface ou rúcula, seque bem e guarde separadamente na geladeira para ser adicionada na hora da refeição;


6 compre frutas da estação em estágios diferentes de amadurecimento para que possam ser utilizadas como sobremesa durante toda a semana;


7 faça um tipo de alimento em quantidade dobrada para poder congelar e ser utilizado numa outra ocasião. Isso facilita a vida e torna mais fácil o pouco tempo que temos para cozinhar

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Ana, achei muito legal o post que colocou. Tenho muitas pacientes que moram sozinhas que reclamam que não gostam e não se sentem estimuladas para fazer comida só para si.
Outra coisa, sobre o meu post, o perfeccionismo é uma das principais características de quem tem dificuldade em perder peso. É importante ser mais flexível com você e também com os outros.
Fico sempre feliz com seu retotno, e de saber que consigo ajudar mesmo online.
beijocas e uma ótima quarta feira.

Dani disse...

Oi querida! Obrigada pela visita! Adorei as dicas do seu post! Quando fazemos dieta, nem todas as pessoas da casa fazem também. É como se praticamente tivéssemos que cozinhar só pra nós mesmos! Aproveitarei muito do que escreveu!
Ótima semana!
Besitos!

Anabela disse...

Oi minha querida!
Amei as dicas e estou pensando organizar o cardápio para uma semana. Penso que é uma excelente ideia, até para não sobrar comida.
Beijos cheios de todo o carinho

disse...

Olá Ana, quando eu era solteira era bem mais fácil me manter magra!!! Minha geladeira parecia coco verde: só tinha agua dentro, hehehe. Bjs. Zá.

Lisa disse...

ola querida, adorei esse post... eu vivo sozinha ha mtos anos e realmente é demais ter imaginação ehehehe
adoro cozinhar... mas para mim sozinha é triste!

bjinhos